.

sexta-feira, julho 04, 2014

ANÁLISE - GLORIA (PV)


Bom, faz um tempo que não escrevo aqui, não é mesmo? Mesmo não tendo acabado a tradução da última entrevista postada (cadê a disposição?) resolvi postar uma análise do PV de "GLORIA" lançado em 2010.

A mensagem do vídeo e até mesmo da música em si é bem bonita, principalmente para aqueles que desejam alcançar algum objetivo ou até mesmo para aqueles que já experimentaram a vitória. São essas pessoas as quais sentirão com mais intensidade a mensagem.

O vídeo envolve romance, mas vamos deixar essa parte um pouco de lado e focar na mensagem do vídeo, que por sinal começa com uma troca de mensagens entre dois estudantes.







O rapaz então apaga esta mensagem "estamos no mesmo barco" e envia uma mensagem de conforto na imagem a seguir.



Aparamente ambos estão tentando entrar em alguma universidade (num primeiro momento achei que pudesse ser escola de ensino médio, já que em doramas em geral, os alunos que fazem exames de adimissão pra escolas de ensino médio parecem ser mais velhos que o de costume, mas no final explico o porquê de deduzir ser universidade ao invés de escola de ensino médio).


A música então começa com os seguintes versos:

"O futuro me chama através daquela porta
Isso não parece ser nada tranquilo
Você pode mudar a sua vida enquanto é jovem?
Eu quero me apaixonar, mas tenho medo
Há um monte de problemas com os quais tenho que lidar"

Nesta parte parece que a YUI fala sobre estar dividido entre se esforçar para alcançar o seu objetivo e abrir mão das dádivas da vida. Sobre colocar na balança as perdas que se tem quando nos determinamos a nos esforçar por algum objetivo.




Aqui começa a jornada de estudo dos vestibulandos, acredito que como para qualquer um, no começo é sempre difícil, mas quando se almeja verdadeiramente a aprovação, a determinação surge e se dá continuidade aos estudos.




Não posso dizer com certeza, mas essa cena me parece ser resultados de um simulado com a probabilidade de aprovação. De acordo com a cena, parece ser uma situação frustrante e com notas insuficientes.


E então os próximos versos da música diz:

"Eu encontrarei a resposta com este sentimento
Eu apenas não posso jogar todo meu amor fora"




Nessa cena, diante das baixas notas eles parecem se comprometer a se esforçarem mais e fazem uma espécie de promessa. O verso passado indica algo como "Depois do tapa na cara que levei, preciso dar mais que o possível de mim".

A música segue com o refrão: yume janai! (janaiyaiyaiyaiya) tenho tudo que sou na GLORIA


"NÃO É UM SONHO!
Eu quase que alcanço a GLORIA
Às vezes eu não posso ver CHORAR
Parece que não adianta procurar por atalhos
Eu apenas me perderei novamente, não é mesmo?



Nessa parte, eles escolhem focar nos estudos e recusam convites de amigo. Presumo que é mais ou menos disso que o primeiro verso da música fala. Sobre a letra, é como se não fosse recomendável escolher o caminho "mais fácil", e seguir em frente fazendo tudo o que deve ser feito.


E a música segue:

"Eu ouvi os vencedores falando em voz alta falando sobre suas recentes vitórias
Parece que eu não me preocupo muito com isso
Eu estou no meu caminho agora, estou pensando em mim
Em meu pequeno quarto, sonhando com o futuro"

"Eu tentarei perguntar, mas eu tenho um sentimento ruim. Não consigo retratar todo o meu amor"


Talvez essa parte retrate sobre o desapontamento de ver outros conseguindo a aprovação enquanto você ainda está no caminho, mas você se preocupa apenas com você, faz o seu e esquece o outro por um momento.


Acredito que essa cena seja referência a parte "noites de insônia" na letra da música. Apenas uma observação.


E então o segundo refrão da letra então fala:

"Eu não serei derrotada, ainda tenho uma chance além da luz que brilha GLORIA
Eu devo estar chegando perto CHORAR
Eu nunca mais culparei ninguém
Me responsabilizarei por tudo
Eu tenho que seguir em frente, caso contrário, seria uma mentirosa.



"Quando as cerejeiras desabrocharem
Eu terei um encontro com o meu novo-eu"

Posso estar enganado, mas acho que essa parte faz refêrencia a época dos resultados dos exames, quando as cerejeiras florescem.


 Então o próximo verso diz:

"Isso não pode ser um sonho
Eu acredito que minha recompensa virá..."


"...Embora na verdade eu esteja com medo
CHORAR porque me sinto arrependida"


GET GLORY DAY!


"Obtenha o dia de GLÓRIA"

A experiência de alcançar aquilo que você tanto quis é inexplicável, particularmente esta é a parte mais tocante do PV.


"Eu não serei derrotada, ainda tenho uma chance além da luz que brilha GLORIA
Eu devo estar chegando perto CHORAR
Sozinha em uma noite de insônia
Mesmo aguentando todo o peso sobre meus joelhos"

E finaliza a música com a frase:

"Querido, não há tempo para chorar"


E segue com o "ah ah ah ah ah..." que todos conhecem dedilhando a última nota com o violão.



O PV acaba com ambos indo para a universidade. Falo universidade pelas roupas, se fosse uma escola, provavelmente estariam vestindo uniformes, mas eu não posso dizer com total certeza.

Bom, esta foi a minha análise do PV/Música. Espero que alguém tenha gostado ou se inspirado.
É isso, até a próxima e esperem para GET GLORY DAY!~

PV



3 comentários:

Unknown disse...

Adorei a análise! Ainda mais porque essa é uma das músicas da YUI que mais possuem um significado especial para mim. Vivenciei (e ainda vivencio, pois desejo alcançar sonhos ainda maiores) tudo que é mostrado tanto na letra, como no PV de GLORIA. E por favor, sempre que possível, poste mais análises de músicas/PVs da YUI. :)

Melissa Bandeira disse...

Seguindo o aval do nosso amigo acima..."poste por favor mais análises..." xD
E brigadinho desde já, por compartilhar da sua visão mais abrangente sobre as letras. xD

Nguyễn Ngọc Sang disse...

good :)

Postar um comentário